segunda-feira, outubro 09, 2006

Nem tudo o que parece é: as formigas e os elefantes

Todos nós conhecemos estórias sobre formigas e elefantes. E em qualquer uma delas a metáfora é bem evidente. Contrastar o pequeno com o grande, o fraco com o forte. Mas tudo isto não passa de um preconceito. E um preconceito em tudo semelhante àquele que nos leva a ficar pasmados quando olhamos para umas pinturas rupestres e descobrimos o trabalho de um Picasso. É que, segundo a nossa visão conceptual do antigo, estas pinturas deveriam ser rudimentares e primitivas. Mas não. E o mesmo se passa com a formiga e o elefante.

Faz parte do nosso imaginário aquela estória de uma formiga em cima de um elefante e as outras no chão a gritarem: «Pisa. Pisa. Pisa.» Tudo isto dito num tom de voz muito agudo pois como elas são pequeninas a sua voz é também muito fininha. Mas este argumento de que o maior é mais forte e que, em contraste, o pequeno é mais fraco é absolutamente falacioso.
Senão vejamos.
O elefante é o maior animal terrestre. Mede entre 6 e 7.5 metros de comprimentos, tem entre 2.2 e 3.7 metros de altura e pesa cerca de 7500 quilos. Consomem diariamente cerca de 300 Kg de matéria vegetal e bebem cerca de 200 litros de água. Percorrem grandes distâncias em busca de alimento e água. Por onde passam, a vegetação não fica em muito bom estado e chegam mesmo a derrubar árvores somente para se deliciarem com as folhas mais novinhas e tenras. Possuem também umas estruturas denominadas presas. Estas não passam de dentes incisivos superiores gigantes e que crescem durante toda a vida. São usadas nas lutas, para arrancar raízes e cascas de árvores. Já a tromba é formada pelo lábio superior e pelo nariz e tem uma importância fundamental no manuseamento de objectos, na captação de cheiros, na recolha de alimento e água, na defesa e no ataque, e também como demonstração de afecto. Impressionados?
Agora a formiga.
Embora difira de espécie para espécie, uma formiga comum mede cerca de 10 mm e pesa cerca de 0.1 g. Estão descritas mais de 11 mil espécies. Só na América Latina conhecem-se mais de 2500 espécies. Em termos de biomassa são os artrópodes dominantes. São criaturas sociais e partilham com as vespas um ancestral comum com mais de 100 milhões de anos. Vivem em colónias normalmente subterrâneas e que são autênticas obras de engenharia. Nestas colónias encontramos indivíduos adultos e as crias. Os adultos, com raras excepções, são fêmeas e estão divididas em pelo menos dois grupos: as fêmeas férteis ou rainhas cuja função é a de produzir descendência; e as fêmeas inférteis ou obreiras, que fazem toda a lida diária da colónia (recolha de alimento, alimentação da rainha e das crias, construção e defesa do ninho). A formiga é também o insecto que maior cérebro tem em relação ao tamanho do corpo.
E agora pasmem-se.
É que as formigas, nas suas tarefas diárias de pilhagem de tudo o que possa ser consumido pelos conspecíficos, são capazes de carregar sobre si qualquer coisa como cinquenta vezes o seu peso. Agora façam contas. Se considerarmos 70 quilos o peso comum de um homem então para sermos mais fortes que a formiga tínhamos de ser capazes de suportar qualquer coisa como 3500 quilos. E os elefantes tinham de ser capazes de suportar mais de 375 mil quilos. Pois. Elas podem ser pequeninas mas nem por isso deixam de ser as mais fortes. E convenhamos. Nem tudo o que parece é.

Sem comentários: