sexta-feira, agosto 25, 2006


















Querida, encolhi o sistema solar

Se acordou na quinta-feira de manhã com a sensação que o mundo à sua volta estava diferente, tinha toda a razão. Plutão deixou de ser planeta.

A União Internacional de Astronomia (IAU), reunida recentemente em Praga, República Checa, resolveu um dos mais acesos debates sobre o cosmos aprovando uma definição específica que dá ao nosso sistema solar oito planetas, em vez dos nove que todos nós aprendemos nos bancos da escola.

A NASA já visitou todos os oito planetas que mantém a sua designação oficial: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urânio e Neptuno. Porém, a agência espacial tem já nos seus novos horizontes uma nave na rota de Plutão, o qual a IAU designou como protótipo de uma nova classe de objectos celestiais que será designada por "planetas anões".

(Esta é uma tradução livre dos primeiros três parágrafos da notícia Honey, I Shrunk the Solar System de 24 de Agosto, publicada no sítio do Jet Propulsion Laboratory do California Institute of Technology. Para ler o resto da notícia clique aqui)

**

Agora, façam o favor de actualizar os manuais escolares.

Sem comentários: