sexta-feira, março 24, 2006

UI QUE ISTO JÁ METE NOJO!
Talvez fosse da febre. A sério que pensei mesmo que fosse da febre. Mas não. Ninguém disse mesmo nada. Chorai. Não existe outro caminho além deste.

Então é assim. Tudo começou há um tempo atrás quando o Banco BPI cospe cá para fora um golpe de génio do marketing que delicia os amantes de futebol e talvez só por isso ninguém tenha reparado no ultraje. José Mourinho dá a cara pelo BPI para dizer a todos os portugueses: ganhe como eu. Ora vamos lá com calma. Diz-se por aí que o senhor Mourinho, entre ordenados e publicidade, ganhou em 2004 6,5 milhões de euros. É importante retermos este número porque é o que esta gente quer que os portugueses ganhem. É preciso ter lata! E se fossem gozar com o raio que os parta?! É que só podem estar no gozo. Ou então andam muito distraídos. Perdoem-me a comparação, mas isto é precisamente a mesma coisa que espalhar outdoors pela Etiópia com o senhor Pavarotti a uma mesa bem recheada dizendo comam como eu. Tenham paciência! E o pior é que a gente cala e come. E nem sequer somos tratados por senhores. Por outro lado, o BPI diz ainda que as razões da contratação do treinador para as suas campanhas devem-se às suas qualidades como uma pessoa vencedora, trabalhadora, à sua preseverança e ao seu método. Ui que isto dói! Olhem lá. Pessoa vencedora, trabalhadora, preseverante e com método são todos aqueles que com pouco mais de 350 euros por mês fazem o milagre da multiplicação dos pães. E ainda têm de pagar juros e comissões altíssimas aos bancos (caso contrário, saltam-lhes em cima como sete cães a um osso) para depois estes multiplicarem os seus ganhos, pagarem fortunas a meia dúzia de senhores e, porque ainda dá tempo, cuspirem no prato onde comem. Nós por cá é que nada. Fazemos de conta que não é nada connosco. E ainda fazemos figura de otário quando enchemos o peito de orgulho ao ver um senhor de ganha 6,5 milhões de euros por anos dizer-nos ganhe como eu. Será mesmo da febre?!

Como se não bastasse, veio agora o BES confirmar que não existe mesmo outro caminho além deste, isto é, o caminho da subjugação perante o capitalismo absoluto dos bancos. Quem não tem pais ricos ou não ganhou a lotaria, só tem mesmo uma alternativa. Endividar-se até ao tutano para os próximos cinquenta anos. Que tristeza! Que miséria! Quer dizer. Sempre podem continuar a jogar a lotaria que assim como assim ajudam a financiar o ministério da solidariedade social... ai, ai, senhor Duque, que esta Nação não presta mesmo! Vou tomar um Ben-u-ron a ver se isto passa. Até já.

Sem comentários: