segunda-feira, julho 03, 2006

INCONGRUÊNCIAS E OUTRAS ÊNCIAS

No Correio da Manhã de ontem, o Ministro do Ambiente Nunes Correia afirmava que «não podemos ter uma economia predadora das condições naturais quando os recursos naturais, a biodiversidade e a paisagem são um dos principais patrimónios de Portugal».

Hoje mesmo o Público noticia que «o Conselho de Ministros aprovou recentemente alterações à Reserva Ecológica Nacional que vão permitir que os agricultores possam construir casas de habitação em áreas classificadas. O diploma abre também a possibilidade de se realizarem ampliações de empreendimentos turísticos, instalações de aquacultura, plantação de olivais, vinha e pomares, abertura de caminhos e implantação de projectos de energias renováveis».

O duplo discurso tem por objectivo agradar a gregos e a troianos e quase sempre é eficaz. Neste caso parece-me uma incongruência flagrante bem ao jeito dos políticos. Mas nem por isso terá qualquer efeito na opinião pública. Os portugueses estão-se nas tintas para as suas reservas naturais. Apenas uma excepção. Nos próximos tempos, o número de agricultores irá aumentar. Precisamente os mesmos que há uns anos atrás deixaram de ser agricultores por esta ter deixado de lhes pagar a prestação do seu todo-o-terreno. Ai Senhor Duque, que esta nação não presta mesmo!

Sem comentários: