terça-feira, dezembro 27, 2005

PRÉMIOS NOBEL 2005: O mundo em constante evolução

Alfred Nobel (1833-1896)
O Homem por detrás dos prémios Nobel

Este ano os laureados foram:

Prémio Nobel da Física

Atribuído a três cientistas que desenvolvem investigação na área da óptica. Roy J. Glauber (EUA) pela sua contribuição para a teoria quântica de coerência óptica, e a John L. Hall (EUA) e Theodor W. Hänsch (Alemanha) pelas suas contribuições para o desenvolvimento de técnicas experimentais de espectroscopia capazes de determinar a frequência de luz emitida por átomos e moléculas com uma precisão sem precedentes, tornando possível a construção de relógios ópticos extremamente precisos.

Mais informações em:
http://nobelprize.org/physics/laureates/2005/index.html
http://faraday.fc.up.pt/fis/Members/ppavelin/noticias/nobel/nobel
http://fisica.fc.ul.pt/pnova/noticias_nobel2005.html

Prémio Nobel da Química

Atribuído a três cientistas – Yves Chauin (França), Robert H. Grubbs (EUA) e Richard R. Schrock (EUA) – pelas suas contribuições no desenvolvimento do método metathesis em síntese orgânica. Este contributo criou oportunidades fantásticas para a produção de numerosas novas moléculas, nomeadamente farmacêuticas.

Mais informações em:
http://nobelprize.org/chemistry/laureates/2005/index.html

Prémio Nobel da Medicina ou Fisiologia

Atribuído a dois cientistas – Barry J. Marshall (Austrália) e J. Robin Warren (Austrália) – pelas suas descobertas da bactéria Helicobacter pylori e o seu papel na gastrite e na úlcera péptica. Desta forma, a úlcera péptica deixa de ser encarada como uma doença crónica e muitas vezes incapacitante e é agora entendida como uma doença que pode ser curada por uma curta terapêutica de antibióticos e inibidores de secreções ácidas.

Mais informações em:
http://nobelprize.org/medicine/laureates/2005/index.html

Prémio Nobel da Literatura

Atribuído ao dramaturgo e poeta Harold Pintes (Reino Unido) por nas suas peças revelar o abismo existente nas conversas banais e forçar a entrada nos espaços fechados da opressão.

Mais informações em:
http://visaoonline.clix.pt/default.asp?CpContentId=328162
http://nobelprize.org/literature/laureates/2005/index.html

Prémio Nobel da Paz

Atribuído à Agência Internacional de Energia Atómica (Áustria) e ao seu director Mohamed ElBaradei (Egipto) pelos seus esforços para evitar que a energia atómica seja usada para fins militares e para assegurar que a energia nuclear para fins pacíficos seja usada da maneira mais segura possível.

Mais informações em:
http://nobelprize.org/peace/laureates/2005/index.html

Prémio Nobel da Economia

Atribuído a Robert J. Aumann (Israel e EUA) e Thomas C. Schelling (EUA) por terem aumentado o nosso conhecimento e a nossa compreensão dos fenómenos do conflito e da cooperação através da análise da teoria dos jogos.

Mais informações em:
http://nobelprize.org/economics/laureates/2005/index.html

Sem comentários: